sexta-feira, 10 de abril de 2009

Férias Escolares

Férias Escolares
Ontem terminou nas escolas o que eles chamam aqui de primeiro termo.
Agora os guris e a Carla tem quase três semanas de folga antes do início do segundo termo.

Durante este período tem que ser criativo para conseguir ocupar as crianças.
Nas semanas que antecedem esta folga aparecem muitos anúncios nos jornais sobre atividades para as crianças, desde algumas gratuitas feitas em parques até outras mais organizadas e pagas, tipo colônias de férias.
Outra coisa que o pessoal faz aqui, é ir às lojas e se entupir com brinquedos novos para as crianças. Que crise, que nada. Viva o consumo!!!

Ontem fomos fazer compras para o feriadão e os supermercados estavam entupidos de gente.
Aliás cabe comentar que aqui é feriado também na segunda-feira. Eles chamam de Easter Monday.

Como acontece aí no Brasil, boa parte do povo sai da cidade para passar o feriado em outro lugar. Com isto a TV faz bastante campanha para evitar que os motoristas sejam prudentes e evitem acidentes.

Carteira de Motorista
Para quem vem para a Austrália como turista ou estudante, é permitido dirigir até 6 meses com a carteira de motorista devidamente traduzida.
Porém para os que chegam com visto de residente são apenas três meses. Depois deste prazo tem que dirigir com uma licença de aprendiz.
Cada estado tem a sua carteira de motorista e suas regras para emissão.
Aqui em Western Australia, quem vem como imigrante tem que levar a carteira original, com a tradução, pagar uma taxa de $17 e fazer um exame teórico.
Este exame tem uma série de testes simulados no próprio site do Depto de Trânsito, com as questões exatamente iguais as da prova. Precisa acertar ao menos 24 questões de um total de 30. É só estudar um pouco que não tem erro.
Depois do teste teórico eles já dão o resultado na hora e então se agenda o teste prático, pagando mais $68 para isto.

O teste prático é feito com um avaliador, que vai junto no carro e pede para seguir um caminho que ele determina na hora. As coisas que mais tem que ser observadas são a velocidade - não pode ultrapassar de forma nenhuma o limite, mas também se for muito devagar perde pontos -, sempre ligar o pisca nas esquinas e rótulas e cuidar com o ponto cego ao trocar de faixa ou sair de um estacionamento.
Outra coisa que eles pedem sempre é o "reverse parking", ou seja, estacionar o carro de ré em alguma vaga em que os carros ficam lado a lado, como em estacionamentos de shopping ou supermercado. E tem que acertar a vaga na primeira tentativa. Com um macete e um pouco de treino fica fácil.
Ah, mais uma coisa: se fizer o teste com carro automático, só pode dirigir automático. Fazendo com câmbio manual pode dirigir os dois.

Depois de passar no teste prático, chega a hora de fazer a carteira. Paga-se mais $36 por um ano ou $116 por cinco anos.
Na mesma hora já tiram a foto do cidadão e a carteira chega pelo correio em até cinco dias.

Já passei por tudo isto e estou com a minha carteira. Já me sinto mais australiano agora eh eh eh
A Carla já passou o teste teórico e vai fazer o prático em Maio. Enquanto isto está treinando e as vezes ainda liga o limpador de parabrisa na hora de dobrar uma esquina - igualzinho como eu fazia no início ah ah ah - reflexo condicionado...

Um detalhe interessante é que a carteira de motorista é o documento que mais se utiliza aqui como comprovante de identidade e de endereço, que também e colocado na carteira.
Não existe aqui a carteira de identidade ou carteira de trabalho, mas outra hora eu falo disto.

Passeio em Perth CDB (no "centrão" da cidade)
Desde que saímos do hotel e viemos morar em nosso bairro os guris nunca mais tinham voltado ao centro da cidade.
No sábado resolvemos passear um pouco e ir até lá.
Para fazer um negócio diferente, resolvemos ir de trem.
O trem aqui é muito parecido como Tremsurb de Porto Alegre, pois vai a maior parte do percurso por trilhos a céu aberto.
Chegamos no centro e fomos andar, sem compromissos. Os meninos queriam ir em lojas para ver games, então nos armamos de muita paciência e devemos ter visitado umas cinco lojas diferentes pelo menos.
Em seguida fomos almoçar no KFC no Forrest Place, a praça central de Perth e principal ponto de encontro para atividades culturais e políticas da cidade.

Coloquei no menu ao lado mais um vídeo com algumas imagens deste passeio, caso alguém tenha interesse em conhecer um pouco do centro da cidade (e algumas lojas de videogames eh eh eh).


Lanche no KFC em Perth

Um comentário:

Careca disse...

Dai gente boa, muito show o vídeo novo, Perth, como a gente vê daqui, é uma cidade muito interessante. Beto tu fostes bondoso em dizer que o trem parece com o Trensurb.....
Agora a aquela rua do parece muito com o cenário do Herry Poter e as lojas de games....sem comentários!!
Saudades dos amigos.
Abração a todos.