quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Indo às Compras

No momento já estamos acomodados e com o conforto necessário em casa, mas no início não foi bem assim.
Tivemos que sair às compras, pois tínhamos que montar a casa toda do zero.

Móveis
As lojas, em sua maioria, vendem móveis de boa qualidade. O problema é que o preço acompanha.
Aqui não tem nada do tipo Casas Bahia com móveis populares. Nós tivemos que garimpar um pouco para conseguir algumas barbadas.
Para a sala compramos móveis de melhor qualidade por um bom preço. Já as camas compramos de ferro, que são mais em conta que as de madeira.
Os colchões são de molas, pois os de espuma aqui são vistos como opção para quem só usa a cama esporadicamente.

Aliás comprar camas, colchões e roupa de cama aqui é um exercício de inteligência. As camas vem em tamanhos single, king single (estas para solteiros) e double, queen e king (para casais). Daí tem que combinar a cama com o colchão e depois lençóis e edredons no tamanho certo. Os edredons por sinal são sempre brancos, daí a pessoa escolhe a capa para o edredon e também os lençóis e fronhas. Com isto dá para fazer inúmeras combinações ao gosto de cada um.
Depois que e gente entende fica fácil.

Boa parte das casas tem armários embutidos nos quartos, mas a nossa não tem. Então para os quartos compramos armários mais em conta, que a gente compra na loja e monta em casa. São fabricados na China ou Malásia. Não são grande coisa mas para começar (e economizar) está de bom tamanho.

Demoramos para conseguir uma mesa de jantar boa e dentro do orçamento, o que nos rendeu dois dias divertidos de refeições na mesinha da sala.

Eletro-Eletrônicos
Já na parte de eletrodomésticos se encontra de tudo e mais um pouco. E os preços são compatíveis com os que a gente encontra no Brasil. Algumas marcas são nossas conhecidas mas aplicadas à coisas diferentes. Não é muito comum uma geladeira ou microndas da LG ou Samsung no Brasil, já aqui é como se fossem as nossas tradicionais Brastemp ou Consul.

Fogão não precisamos comprar pois já tinha um (elétrico) na casa. Aliás quase todas as casas para alugar tem a cozinha montada (exceto geladeira).

Além disso, compramos uma TV 32"LCD da LG, uma TV comum para ligar o videogame, abajures, DVD, rádio-relógio, aspirador de pó, máquina de lavar, etc.

Em menos de duas semanas já estamos com a casa montada do jeito que precisávamos.

Carro
Os carros aqui são relativamente baratos e tem muita oferta. Marcas, modelos e versões que não acabam mais. Para quem gosta de carros é um paraíso.
A maior diferença que eu notei foi que eles não tem o nosso "Certificado de Propriedade". Só se recebe um recibo de compra e a gente paga só uma taxa e o imposto de transferência. Os carros tem que ter no vidro dianteiro um adesivo que é trocado a cada ano (me lembrei do nosso infame e extinto selo-pedágio.. argh).

Supermercado
Ir ao super nos primeiros dias foi uma aventura inesquecível. Muita coisa diferente, ou pelo menos com o nome diferente do que estamos acostumados.
No início achamos tudo caro, mas aos poucos estamos nos acostumando a comprar melhor e aproveitar as ofertas.
Por cautela ainda não estamos "inventando" muito nas compras e escolhemos só as coisas mais conhecidas.

Praia
Só para não perder o costume, neste final de semana fomos conhecer uma praia nova.
Fomos à praia de Cooge (fantástica por sinal) com nossos amigos, a Nara o Antônio e a Carol, e ficamos lá até 8 da noite.
Os guris tomaram banho de mar. Uma água azul e calma, cheio de gaivotas, com um pier onde o pessoal pesca e os pelicanos ficam na volta para ganhar peixes. Na água tem um leão marinho "da casa" que também fica esperando peixes ou iscas que o pessoal dá para ele.
Na beira da praia tem uma espécie de parque, com estacionamento, playground, quiosques, churrasqueiras à gás, banheiros, etc. Tudo free e limpo. Aqui eles são farofeiros de carteirinha, mas deixam tudo limpo ao sair.
(me lembrou muito o balneário em Montenegro...rsrsrs)

O Gabriel queria voltar para o Brasil e resolveu iniciar um túnel até lá
O Ricardo e a Carol fazendo amizade com as gaivotas

Nenhum comentário: